A Meta, conhecida por ser a empresa por trás de serviços populares como Instagram, Facebook e WhatsApp, passou por reestruturações significativas, resultando em demissões que afetaram diferentes setores. A notícia foi confirmada pela própria empresa ao site The Verge, embora o número exato de colaboradores afetados não tenha sido divulgado.
Entre as divisões impactadas estão a rede social Instagram, o aplicativo de mensagens WhatsApp e a Reality Labs — anteriormente conhecida como Oculus VR, responsável por inovações em hardwares e softwares de Realidade Virtual. No entanto, áreas como a plataforma Threads, recrutamento e departamento jurídico não sofreram alterações.
smart people are cooler
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico
Três setores são vistos como áreas de prioridade na Meta atualmente. A companhia tem feito esforços significativos em projetos de óculos inteligentes, contemplando um futuro promissor com produtos como o modelo Orion.
Publicado por @wongmjane Ver no Threads
Entre os que anunciaram sua saída da empresa está Jane Manchun Wong, conhecida por desvendar novas funcionalidades testadas nas plataformas sociais da Meta. Ela foi contratada em 2023, sendo recebida com entusiasmo por lideranças como Adam Mosseri, CEO do Instagram.
A Meta justifica que as demissões são parte de uma série de mudanças estruturais e ajustes de cargos, sem a extinção de serviços. Desde o ano passado, a empresa adota uma política de eficiência com o objetivo de cortar custos.
A divisão de VR e AR da Meta foi uma das afetadas por demissões.Fonte: Meta
Desde 2022, esta é a quarta rodada de demissões realizada pela Meta. No ano anterior, a empresa passou por cortes significativos, incluindo a dispensa de 10 mil funcionários em março e outro grupo em maio.
O que diz a Meta
Em comunicado enviado ao The Verge, o porta-voz da empresa comentou que “algumas equipes da Meta estão fazendo modificações para alinhar os recursos com objetivos estratégicos de longo prazo“.
“Isso inclui realocar algumas equipes e ajustar posições de funcionários. Em casos onde um cargo é eliminado, esforçamo-nos para encontrar novas oportunidades para os colaboradores afetados“, informou a nota.