A inteligência artificial (IA) do WhatsApp está prestes a se tornar ainda mais avançada! Segundo o site WABetaInfo, o aplicativo em breve terá a incrível capacidade de armazenar e relembrar informações trocadas entre você e a plataforma, tornando sua experiência ainda mais personalizada.
Esse novo recurso, conhecido como “Memória” (ou Memory), é parte integrante da Meta AI, um conjunto de ferramentas de IA generativa desenvolvida pela Meta. De forma simples, ele permite que o chatbot registre detalhes das interações anteriores que você teve com o serviço, assim você não precisará fornecer contexto ou configurar o serviço a cada nova conversa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico
Por enquanto, o desenvolvimento da Memória está em fase inicial, mas sinais da sua implementação já apareceram na versão Beta 2.24.22.9 do WhatsApp para Android. Contudo, a empresa ainda não anunciou uma data oficial para o lançamento dessa função na versão estável do aplicativo.
Como funcionará a memória da IA do WhatsApp?
De acordo com informações iniciais, a Meta AI irá automaticamente lembrar de certos trechos das suas conversas para fornecer respostas mais precisas e relevantes. Isso significa que o serviço ficará cada vez mais adaptado às suas preferências.
No dia a dia, a memória da Meta AI poderá reter informações como quais são seus pratos favoritos, aniversários importantes e preferências pessoais em filmes e livros.
A tela de introdução ao novo recurso. (Imagem: WaBetaInfo/Reprodução)Fonte: WABetaInfo
Com isso, as sugestões da IA se tornam mais precisas e a plataforma consegue evitar falhas comuns em interações esporádicas, como indicar um prato com carne para um usuário vegetariano, por exemplo. Todas essas informações são armazenadas diretamente no dispositivo, protegidas pelo sistema de criptografia do WhatsApp.
Para ativar essa funcionalidade, basta dizer “lembre-se disso” (“remember this” em inglês), após identificar uma informação que você julga importante. Nas configurações de conversa com a Meta AI, também é possível verificar quais detalhes foram guardados na memória do chatbot.
No Brasil, a implementação da Meta AI no WhatsApp e outros serviços da Meta, como Instagram, ocorreu recentemente. Essa introdução foi adiada devido à suspensão temporária da coleta de dados dos usuários, após preocupações levantadas sobre a transparência no treinamento da IA e a ausência de uma opção para desativar o uso de seus dados pessoais.