No mês passado, alguns usuários do WhatsApp no Android perceberam uma ativação não autorizada do microfone enquanto usavam o aplicativo. Felizmente, o Google corrigiu rapidamente este bug e garantiu que a privacidade das pessoas não foi comprometida. Na verdade, tratava-se apenas de um erro no indicador de privacidade.
Segundo informações publicadas pela Android Developers no Twitter, essa falha afetou apenas um número limitado de usuários do aplicativo de mensagens. A preocupação era em relação ao uso do microfone em segundo plano sem o consentimento dos usuários.
WhatsApp esclarece que uso de microfone sem autorização foi devido a um bug no Android
Os usuários do WhatsApp podem agora atualizar o aplicativo para resolver esse problema. A Android Developers agradeceu a colaboração do WhatsApp e pediu desculpas por qualquer confusão que o bug possa ter causado. Veja o tuíte oficial sobre o assunto:
A recent Android bug affecting a limited number of WhatsApp users produced erroneous privacy indicators and notifications in the Android Privacy Dashboard.
Users can now update their WhatsApp app to address this issue.
We thank WhatsApp for their partnership and apologize…
— Android Developers (@AndroidDev) June 21, 2023
Usuários de WhatsApp no Android devem atualizar o aplicativo na Play Store. | Fonte: Mourizal Zativa/Unsplash
O bug no indicador de privacidade foi identificado por Foad Dabiri, engenheiro do Twitter. Após sua publicação, outros relatos começaram a surgir, todos envolvendo usuários que já possuíam a versão 13 do Android instalada em seus dispositivos.
As reclamações chegaram a chamar a atenção de Elon Musk, o conhecido magnata da tecnologia e proprietário do Twitter, Tesla e SpaceX. Em um comentário, Musk mencionou que o “WhatsApp não é confiável”, alfinetando a empresa Meta, de Mark Zuckerberg.