O mensageiro WhatsApp em breve oferecerá uma nova opção de acesso rápido aos mecanismos da Meta AI, plataforma de inteligência artificial (IA) da empresa. Essa novidade foi revelada pelo WABetaInfo, que descobriu o recurso em desenvolvimento em uma versão Beta do aplicativo.
A Meta tem o objetivo de permitir que você acesse as funcionalidades principais do serviço sem a necessidade de abrir o WhatsApp ou fechar a tela inicial do seu celular, onde estão outros aplicativos e widgets. Como ilustrado nas imagens, é possível ativar a IA com um único toque na tela. Além disso, a Meta está desenvolvendo um aplicativo independente da Meta AI para dispositivos móveis.
Meta AI pode ganhar app independente para concorrer com ChatGPT, Gemini e outros bots
Segundo o site, a atualização Beta 2.25.6.14 do WhatsApp para Android já inclui a função para alguns usuários. Atualmente, nem todos podem experimentar a novidade, mas a expectativa é que ela seja lançada para mais pessoas em breve. Isso indica que o recurso pode ser integrado na versão estável do aplicativo nas próximas semanas, considerando o estágio avançado de testes.
Como funciona o widget da Meta AI no WhatsApp
O atalho da Meta AI no WhatsApp para Android pode ser adicionado à tela inicial do dispositivo em diferentes tamanhos, conforme o espaço disponível e a relevância do widget para o usuário.
São três recursos principais que podem ser acessados diretamente. Um deles é o chat convencional com a Meta AI, identificado pelo botão com o logotipo da plataforma ou a frase “Ask Meta AI”. Esse mecanismo é semelhante à interação com o chatbot por meio do contato no WhatsApp ou em bate-papos com outros usuários.
Além disso, é possível enviar imagens diretamente para a Meta AI para análise de contexto ou modificação, se aplicável. A terceira opção é iniciar uma interação via comandos de voz, ideal quando as mãos estão ocupadas ou uma resposta rápida é necessária. A disponibilidade destes recursos depende da região em questão.
O que é e como funciona a Meta AI?
A Meta AI é a plataforma de IA utilizada nos aplicativos da Meta, empresa responsável por Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp. Com base no modelo de linguagem Llama, desenvolvido pela própria empresa, a Meta AI atua como um chatbot generativo para conversas, semelhante a concorrentes como ChatGPT, Gemini, Copilot e Claude, entre outros.
Lançada no Brasil em outubro do ano passado, a Meta AI foi integrada aos aplicativos de mensagens e redes sociais da empresa, mesmo após debates sobre coleta de dados de usuários para o treinamento da IA. Este serviço é capaz de responder perguntas, gerar listas de recomendação, criar imagens a partir de comandos e muito mais.
Com a integração em aplicativos amplamente usados e a conveniência dos atalhos em conversas, a plataforma foi vista como um sucesso desde o seu lançamento. Em outubro de 2024, ela já somava mais de 500 milhões de usuários, apesar das críticas eventuais devido a erros e ‘alucinações’ na criação de imagens e textos.
De acordo com o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, a Meta planeja investir até US$ 65 bilhões em infraestrutura de IA este ano, com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento e a estabilidade dos servidores da empresa. A IA é considerada hoje uma das principais prioridades, enquanto a promoção das possibilidades do metaverso e outros ambientes digitais parece tomar menor destaque.
Com tantos avanços no mercado atualmente, você sabe como a IA está presente no dia a dia dos profissionais de TI? Confira esse conteúdo especial do Wa Web Plus sobre o tema!