O WhatsApp pode estar prestes a adicionar uma nova funcionalidade que alerta sobre capturas de tela realizadas em publicações de Status. Essa novidade foi identificada em uma versão de teste do aplicativo, conforme relatado pelo site Android Authority.
A função já está disponível na versão 2.25.12.19 do WhatsApp Beta para Android. Inicialmente, o recurso vem desativado, mas o site conseguiu ativá-lo para observar seu funcionamento em ação.
Como a detecção de prints no Status do WhatsApp deve funcionar?
Com essa funcionalidade ativada, o WhatsApp emite um aviso de que uma captura de tela foi detectada logo após o print de um Status. No entanto, ainda não está bem esclarecido se essa notificação será encaminhada ao autor da publicação ou se será exibida apenas para o usuário que fez a captura.
O WhatsApp prepara para começar a detectar a captura de tela. (Fonte: Android Authority/Reprodução)
A detecção de capturas de tela passou a ser uma funcionalidade nativa do Android 14. Antes disso, esse tipo de recurso dependia de soluções externas — como é o caso do Snapchat. Com a integração às APIs do sistema, qualquer desenvolvedor pode ativá-la de maneira mais facilitada.
Os Status do WhatsApp são postagens temporárias, que desaparecem após 24 horas. A Meta concebeu o recurso como um espaço para reflexões rápidas ou momentos do cotidiano, sem a intenção de mantê-los fixados em um feed.
Recurso pode desencorajar prints de Status
A possibilidade de notificar o autor da postagem sobre um print é uma maneira de inibir registros não autorizados, reforçando assim o caráter passageiro do conteúdo compartilhado.
Por enquanto, essa função ainda não está habilitada na versão Beta do WhatsApp, e não há qualquer confirmação oficial de seu lançamento para o público em geral. Mesmo assim, é bom ficar atento ao que se registra por aí — os prints podem estar com os dias contados.
Fique ligado no Wa Web Plus para acompanhar todas as novidades do WhatsApp e do universo dos apps que fazem parte do seu cotidiano!