Voltar

Guia WhatsApp: criador do app super popular no Brasil?

Você sabia que o aplicativo mais usado pelos brasileiros foi criado por dois ex-funcionários do Yahoo? Isso mesmo, estamos falando do norte-americano Brian Acton e do ucraniano Jan Koum, os fundadores do WhatsApp.

No nosso guia completo do Wa Web Plus, trazemos mais curiosidades sobre esse serviço revolucionário. Descubra a história por trás da origem do WhatsApp, como ele evoluiu e como o app de mensagens mais popular no Brasil foi adquirido pela Meta!

Qual é a história do WhatsApp?

A história do WhatsApp começou em 2009, quando Jan Koum e Brian Acton fundaram a empresa WhatsApp Inc. e lançaram a primeira versão do aplicativo na App Store. A ideia era se conectar à lista de contatos salva no celular e exibir o status escolhido pelo usuário.

O verdadeiro potencial do WhatsApp foi percebido em sua segunda versão, após a correção de vários bugs e a inclusão da função de notificações no iOS.

A versão do WhatsApp que se popularizou

Em meados de 2009, Koum percebeu que os usuários do WhatsApp começaram a usar o recurso de notificações para iniciar conversas com seus contatos. Em vez de exibir status como “Estou ausente”, as pessoas marcavam encontros e iniciavam debates.

“Em algum momento, ele se tornou um mensageiro instantâneo”, disse Alex Fishman à Forbes. A partir daí, o aplicativo se transformou em uma plataforma de mensagens instantâneas, diferenciando-se dos concorrentes por exigir apenas o número de telefone do usuário.

Jan Koum é cofundador do WhatsApp e superou concorrentes como Skype e G-Talk.Jan Koum é cofundador do WhatsApp e superou concorrentes como Skype e G-Talk.Fonte:  GettyImages 

Alguns meses depois, o WhatsApp 2.0 chegou às lojas de aplicativos com a funcionalidade de troca de mensagens de texto. O resultado foi um aumento expressivo no número de usuários, atingindo 250 mil pessoas.

A startup começou a decolar conforme os investimentos chegavam. Com a ajuda de Chris Peiffer, um desenvolvedor amigo de Koum e Acton, o WhatsApp passou a crescer internacionalmente, especialmente em países onde há cobrança para envio de SMS, como o Brasil.

Venda do WhatsApp ao Facebook

A expansão do WhatsApp chamou a atenção das grandes empresas de tecnologia. Quando a startup passou a ser avaliada em US$ 1,5 bilhão, o Google fez uma oferta de compra no valor de US$ 10 bilhões.

As negociações não deram certo! Koum e Acton queriam outros benefícios além do dinheiro da venda. Foi nesse cenário que surgiu a proposta do Facebook, que mais tarde se chamaria Meta.

No início de 2014, a empresa de Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões e apoiou as novas ideias da equipe de Acton e Koum para implementar recursos como chamadas de áudio e vídeo.

Meta Platforms, Inc. é o conglomerado dono das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads.Meta Platforms, Inc. é o conglomerado dono das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads.Fonte:  GettyImages 

Saída dos fundadores do WhatsApp

Desde as primeiras versões do WhatsApp, Jan Koum afirmava que seu objetivo era manter o aplicativo gratuito. O WhatsApp cobrava US$ 1 anualmente pelo uso, mas a cobrança raramente era efetuada e foi abandonada em 2016.

Em 2017, a monetização do app se tornou um ponto de discórdia entre os fundadores e o Facebook. Naquele ano, foi lançado o WhatsApp Business, versão gratuita para pequenos empreendedores, e o WhatsApp Enterprise, versão paga do aplicativo voltada a grandes empresas.

No ano seguinte, Koum e Acton decidiram sair do negócio. “Eu vendi a privacidade dos meus usuários em troca de um benefício maior. Eu fiz uma escolha e assumi um compromisso. E vivo com isso todos os dias. Eu sou um vendido. Eu reconheço isso”, declarou Acton.

O que significa “WhatsApp”?

O termo “WhatsApp” é um jogo de palavras com a expressão em inglês “What’s up?”, que significa “O que está acontecendo?” ou “E aí?”. Os criadores do aplicativo escolheram esse nome para transmitir a ideia de comunicação instantânea e informal, como se você estivesse batendo papo com amigos.

Naturalmente, os brasileiros adotaram rapidamente o aplicativo com apelidos carinhosos, como “Zap” ou “Zap Zap”, em referência à pronúncia do termo “WhatsApp”.

O que é WhatsApp Business?

Como mencionado anteriormente, o WhatsApp Business foi criado para facilitar a comunicação entre empresas e clientes, oferecendo recursos adicionais como cadastro de telefones fixos, etiquetas de organização e até mesmo a possibilidade de criar catálogos de produtos.

De acordo com a Meta, há cerca de 5 milhões de pequenas e médias empresas com contas ativas no WhatsApp Business. Os diferenciais do app incluem:

  • Perfis empresariais que informam sua localização, tipo de empresa, descrição, endereço de e-mail e site;
  • Empresas podem definir respostas automáticas para quando estiverem fora do horário de expediente;
  • O app exibe uma mensagem informando se a conta foi ou não verificada quando o usuário inicia uma conversa com uma conta empresarial.

Em que ano o WhatsApp se tornou popular no Brasil?

Foi por volta de 2013 que o aplicativo começou a ganhar espaço nos smartphones brasileiros, devido à sua simplicidade, facilidade de uso e custo acessível.

Desde então, o WhatsApp se tornou uma parte essencial do cotidiano dos brasileiros, sendo utilizado para comunicação pessoal e profissional, compartilhamento de mídia e até mesmo para negócios e vendas.

No site oficial da plataforma, é informado que há mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em mais de 180 países. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários!

Segundo o relatório Digital 2022 – Brazil, das empresas We Are Social e Hootsuite, 96,4% dos usuários de internet no Brasil de 16 a 64 anos estão no WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.

Rankings das redes sociais mais utilizadas no Brasil em fevereiro de 2022.Rankings das redes sociais mais utilizadas no Brasil em fevereiro de 2022.Fonte: Digital 2022 – Brazil

Além disso, a pesquisa “The Evolution of Social Media Apps” mostra que o WhatsApp está no top 3 mundial de aplicativos que mais consomem tempo dos usuários desde 2013.

O estudo The Evolution of Social Media Apps foi publicado pela empresa App Annie.O estudo The Evolution of Social Media Apps foi publicado pela empresa App Annie.Fonte: The Evolution of Social Media Apps

Apesar de todo esse sucesso no Brasil, o WhatsApp enfrentou várias questões judiciais, com quatro bloqueios do serviço por ordem judicial desde 2015, resultantes da negação em colaborar com a quebra de sigilo em conversas investigadas criminalmente.

A empresa afirma que pode divulgar apenas informações de metadados, mas não o conteúdo das mensagens: “Como parte de nossos esforços com fins educativos, publicamos informações para as autoridades policiais sobre as informações limitadas que coletamos e como elas podem fazer solicitações ao WhatsApp”.

Quais são as principais funções do WhatsApp?

O WhatsApp oferece uma ampla variedade de recursos além das simples mensagens de texto. Você pode:

  • Compartilhar sua localização;
  • Transmitir seu status para seus contatos;
  • Compartilhar contatos;
  • Definir papéis de parede personalizados;
  • Alertas de notificação;
  • Salvar o histórico de bate-papo;
  • Usar a câmera para tirar fotos e vídeos de dentro do aplicativo;
  • Realizar pagamentos;
  • Transmitir mensagens para vários contatos ao mesmo tempo;
  • Criar conversas em grupo simplificadas;
  • Usar figurinhas, áudios, GIFs e muito mais.

Além disso, o WhatsApp também oferece criptografia de ponta a ponta para garantir a privacidade e segurança das suas conversas.

Que tal aprender mais sobre o WhatsApp e como colocar senha no WhatsApp Web para evitar bisbilhotice? Confira os conteúdos do Wa Web Plus e mantenha-se sempre informado!

Atendimento por WhatsApp
Wa Web Plus
Wa Web Plus
https://www.wawplus.com.br
Wa Web Plus é uma solução inovadora que potencializa o WhatsApp Web, integrando automação, marketing e organização. A ferramenta permite agilizar a comunicação, criar respostas automáticas, disparos em massa, além de diversos outros recursos avançados. Voltada para empreendedores, pequenas e médias empresas, facilita a prospecção, atendimento e vendas, otimizando o relacionamento com clientes e impulsionando resultados.

Sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *