Você sabia que é possível deletar uma conta no WhatsApp apenas com o número de telefone? Em caso de roubo ou furto, bloquear o mensageiro é simples, mas também chega a ser até inseguro, visto que qualquer pessoa pode fazer isso. A Meta, empresa controladora do WhatsApp, retirou a função temporariamente depois de ser informada sobre o problema.
A vulnerabilidade foi descoberta pelo especialista em cibersegurança Jake Moore, que compartilhou sua descoberta no Twitter. Ele realizou o teste com seu próprio número, sem precisar comprovar que era o dono da conta e, em seguida, recebeu uma resposta automática confirmando a desativação da conta.
Entenda como funciona o processo de desativação da conta no WhatsApp
Ao acessar a seção de perguntas frequentes do aplicativo, é possível encontrar instruções sobre o que fazer em caso de ‘Aparelhos perdidos ou roubados’. A Meta explica detalhadamente como proceder nesses casos. Primeiramente, recomenda-se bloquear o chip junto à operadora e, em seguida, há duas opções, sendo uma delas ativar o WhatsApp em um novo celular.
Para solicitar a desativação da conta, basta enviar um e-mail com a frase “Perdido/roubado: desative a minha conta” no corpo do e-mail e incluir seu número de telefone no formato internacional completo.
O modo fácil de excluir a conta por e-mail pode ser usado em golpes ou mesmo piadas sem graça.Fonte: GettyImages
A boa notícia é que esse processo de desativação é reversível, caso alguém tente apagar a conta sem a autorização do usuário. É possível reaver o número novamente no WhatsApp com um código enviado através de SMS.
Após a conta ser deletada, ela não é totalmente excluída e os contatos ainda podem visualizar o perfil do usuário. As mensagens enviadas ficam pendentes por até um mês e são recebidas quando a conta é reativada. Apenas após os 30 dias é que o usuário é definitivamente excluído do WhatsApp.